A Filosofia passa a investigar as
questões humanas, deixando de se preocupar apenas com as questões da natureza e
suas transformações.
É a época do surgimento das cidades, do comércio, das artes militares. É o momento em que o cidadão começa a exercer a cidadania e precisa opinar, discutir, falar, persuadir, participar das assembléias. Esse período se caracteriza pelo interesse no próprio homem e nas relações do homem com a sociedade.
É a época do surgimento das cidades, do comércio, das artes militares. É o momento em que o cidadão começa a exercer a cidadania e precisa opinar, discutir, falar, persuadir, participar das assembléias. Esse período se caracteriza pelo interesse no próprio homem e nas relações do homem com a sociedade.
Os sofistas.
Os sofistas eram professores viajantes e
ensinavam a arte da oratória, a arte da persuasão, Essa nova fase foi marcada
inicialmente pelos sofistas. Os sofistas diziam que os filósofos cosmologistas
estavam errados
Sofista significa sábio, entretanto ganhou o
sentido de impostor. Eles eram considerados professores que vendiam
ensinamentos práticos da filosofia e úteis para o sucesso nos negócios. Os
sofistas foram criticados por Platão, que os considerava manipuladores de raciocínios.
Nesse contexto histórico da Grécia, surge Sócrates, considerado o patrono da Filosofia. Ele discordava dos antigos poetas (mitologia), dos antigos filósofos (cosmologia) e dos sofistas (oradores).
Sócrates,
Sócrates nasceu em Atenas e é considerado um marco divisório na história da filosofia grega, pois ele desejava conhecer o homem e sua essência. Fazia perguntas como:
O que é o bem?
O que é a virtude?
O que é a justiça?
O que é a essência do homem?
Biografia e ideias de Sócrates
Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no
ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga.
Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia
ocidental. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da
natureza da alma humana.
Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos
um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma
necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método
de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra,
o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.Conhecemos
seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão
e Xenofontes. Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos.
Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia
algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos
aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e
costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.
Em função de suas ideias inovadoras para a
sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas
qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de
sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais
conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um
agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem
social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua
cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC.
A Maiêutica Socrática
Tem como
significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade
no interior do ser humano. Sócrates conduzia
este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou
interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado
assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova
ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões
simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz
ideias complexas. A maiêutica baseia-se na ideia de que o conhecimento é
latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a
perguntas propostas de forma perspicaz.
A auto-reflexão, - "conhece-te a ti
mesmo" - põe o
Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do
bem e da virtude. Através desta linha filosófica ele
procura dentro do Homem a verdade. É famosa sua frase “Conhece-te a ti mesmo”,
que dá início à jornada interior da Humanidade, na busca do caminho que conduz
à prática das virtudes morais. Através de questões simples, inseridas dentro de
um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complicadas.
A Maiêutica, criada por Sócrates
no século IV a.C., tem seu nome inspirado na profissão de sua mãe, Fanerete, que era
parteira.
“Conhece-te a ti
mesmo”.
Sócrates não deixou registros de seus conhecimentos e o que se sabe dele e o seu pensamento vêm dos textos de seus discípulos e adversários, sendo o principal de seus discípulos Platão.
Sócrates desenvolveu o saber filosófico em praças conversando e mostrando que era preciso unir a vida concreta ao pensamento. Procurava um fundamento para as interrogações humanas. Para ele, o homem é sua alma, a alma é o desejo da razão, e isso distingue o ser humano de todos os outros seres da natureza.
Ele dialogava com ricos e pobres, cidadãos ou escravos, importando-se apenas com as características internas de cada pessoa. Estava interessado na prática da virtude e na busca da verdade, contrariando os valores dogmáticos da sociedade ateniense. seu comportamento sempre foi modelo de integridade e ética.
Sua educação se deu principalmente através da meditação, moldada na elevada cultura ateniense deste período. Ele acreditava não ser possível filosofar enquanto as pessoas não alcançassem o autoconhecimento, percebendo assim claramente seus limites e imperfeições. Assim, considerava que deveria agir conforme suas crenças, com justiça, retidão, edificando homens sábios e honestos, ao contrário dos sofistas, que só buscavam tirar vantagens pessoais das situações.
Platão foi responsável pelos registros dos ensinamentos Sócrates. A maior parte do pensamento de Platão foi transmitida por intermédio da fala de Sócrates, escritos por ele mesmo,
Sua forma de viver, porém,
com liberdade de opinião, considerações críticas, ironia e uma maneira específica de educar,
provocaram a ira geral e lhe angariou uma lista de inimigos. Sob a ótica de
seus contemporâneos, ele era visto como líder de uma elite intelectual.
Acusado de perverter os jovens e de substituir os deuses venerados em sua terra natal por outros desconhecidos, ele negou-se a elaborar uma defesa própria, pois argumentava que seus ensinamentos eram imortais, não algo para ser compreendido e aceito naquele momento, no âmbito da vida material.
Assim, preferiu morrer, recusando inclusive a fuga providenciada por seu discípulo Criton, porque não desejava ir contra as leis humanas. Assim, morreu aos 71 anos de idade, vítima da execução à qual fora condenado.
Acusado de perverter os jovens e de substituir os deuses venerados em sua terra natal por outros desconhecidos, ele negou-se a elaborar uma defesa própria, pois argumentava que seus ensinamentos eram imortais, não algo para ser compreendido e aceito naquele momento, no âmbito da vida material.
Assim, preferiu morrer, recusando inclusive a fuga providenciada por seu discípulo Criton, porque não desejava ir contra as leis humanas. Assim, morreu aos 71 anos de idade, vítima da execução à qual fora condenado.
O filósofo busca o
conhecimento através de questões que revelam uma dupla face – a ironia e a
maiêutica. Através da ironia, o saber sensível e o dogmático se tornam
indistintos. Sócrates dava início a um diálogo com perguntas ao seu ouvinte,
que as respondia através de sua própria maneira de pensar, a qual ele parecia
aceitar. Posteriormente, porém, ele procurava convencê-lo da esterilidade de
suas reflexões, de suas contradições, levando-o a admitir seu equívoco.
Por intermédio da
maiêutica, ele mergulha no conhecimento, ainda superficial na etapa anterior,
sem atingir porém um saber absoluto. Ele utilizava este termo justamente porque
se referia ao ato da parteira – profissão de sua mãe -, que traz uma vida á
luz. Assim ele vê também a verdade como algo que é parido. Seu senso de humor
costumava desorientar seus ouvintes, que na conclusão do debate acabavam
admitindo seu desconhecimento. Deste diálogo nascia um novo conhecimento, a
sabedoria.
O resultado de seu método e sabedoria , foi
considerado uma ameaça à sociedade e condenado a beber cicuta (veneno). Ele
morreu coerente com os seus valores morais.
SOFISTAS E SÓCRATES.
Sofistas.
Etimologicamente,
o termo sofista significa sábio, entretanto, com o decorrer do tempo, ganhou o
sentido de impostor, devido, sobretudo, às críticas de Platão.
As
lições sofísticas tinham como objetivo o desenvolvimento do poder de
argumentação, da habilidade de discursos primorosos, porém, vazios de conteúdo.
Eles transmitiam todo um jogo de palavras, raciocínios e concepções que seria
utilizado na arte de convencer as pessoas, driblando as teses dos adversários.
O momento
histórico vivido pela civilização grega favoreceu o desenvolvimento desse tipo
de atividade praticada pelos sofistas. Era uma época de lutas políticas e
intenso conflito de opiniões nas assembléias democráticas. Por isso, os
cidadãos mais ambiciosos sentiam a necessidade de aprender a arte de argumentar
em público para, manipulando as assembléias, fazerem prevalecer seus interesses
individuais e de classe.
Diferenças
entre Sócrates e os sofistas:
- O sofista é um professor ambulante. Sócrates é alguém ligado aos destinos de sua cidade; - - O sofista cobra para ensinar. Sócrates vive sua vida e essa confunde-se com a vida filosófica: “ Filosofar não é profissão, é atividade do homem livre”
- - O sofista “sabe tudo” e transmite um saber pronto, sem crítica (que Platão identifica com uma mercadoria, que o sofista exibe e vende). Sócrates diz nada saber e, colocando-se no nível de seu interlocutor, dirige uma aventura dialética em busca da verdade, que está no interior de cada um.
- - O sofista faz retórica (discurso de forma primorosa, porém vazio de conteúdo). Sócrates faz dialética (bons argumentos). Na retórica o ouvinte é levado por uma enxurrada de palavras que, se adequadamente compostas, persuadem sem transmitir conhecimento algum. Na dialética, que opera por perguntas e respostas, a pesquisa procede passo a passo e não é possível ir adiante sem deixar esclarecido o que ficou para trás.
- - O sofista refuta por refutar, para ganhar a disputa verbal. Sócrates refuta para purificar a alma de sua ignorância.
Condenado a morte.
Tão
logo as ideias de Sócrates foram se espalhando pela cidade, ele angariava mais
e mais discípulos.Assim, os antigos professores foram ficando irados. Pensavam
eles: Como um homem poderia ensinar de graça e pregar que não se
precisavam de professores como eles?. A sociedade não concordavam com os
pensamentos de Sócrates, que dizia que para se acreditar em algo, era preciso
verificar se aquilo realmente era verdade.
Logo Sócrates começou a
fazer varios inimigos, assim causando uma grande intriga. .Entretanto, a
liberdade de seus discursos, a feição austera de seu caráter, a sua atitude
crítica, irônica e a conseqüente educação por ele ministrada, criaram
descontentamento geral, hostilidade popular, inimizades pessoais, apesar de sua
probidade. Diante da tirania popular, bem como de certos elementos racionários,
aparecia Sócrates como chefe de uma aristocracia intelectual. Esse estado de
ânimo hostil a Sócrates concretizou-se, tomou forma jurídica, na acusação
movida contra ele por Mileto, Anito e Licon: de corromper a mocidade e negar os
deuses da pátria introduzindo outros. Sócrates desdenhou defender-se diante dos
juizes e da justiça humana, humilhando-se e desculpando-se mais ou menos. Tinha
ele diante dos olhos da alma não uma solução empírica para a vida terrena, e
sim o juízo eterno da razão, para a imortalidade. E preferiu a morte. Declarado
culpado por uma pequena minoria, assentou-se com indômita fortaleza de ânimo
diante do tribunal, que o condenou à pena capital com o voto da maioria.O
julgamento e a execução de Sócrates são eventos centrais da obra de Platão (Apologia e Críton). Sócrates admitiu que poderia ter
evitado sua condenação a morte, bebendo o veneno chamado cicuta, se tivesse desistido da vida justa. Mesmo depois
de sua condenação, ele poderia ter evitado sua morte se tivesse escapado com a
ajuda de amigos.
Estas 3 acusações foram
assim proferidas por Meleto:
"...Sócrates é culpado do crime de
não reconhecer os deuses reconhecidos pelo Estado e de introduzir divindades
novas; ele é ainda culpado de corromper a juventude. Castigo pedido: a
morte"
Acusado de 3 crimes:
1- Não acreditar nos costumes e nos deuses gregos;
2- Unir-se a deuses malignos que gostam de destruir as cidades;
3- Corromper jovens com suas ideias;
Dado a ele a
chance de se defender destas acusações, Sócrates mostra toda a sua capacidade
de pensamento.
Em sua
defesa, ele mostra que as acusações eram contraditórias, questionando: Como
posso não acreditar nos deuses e ao mesmo tempo me unir a eles?.
Mesmo assim,
o tribunal, constituído por 501 cidadãos, o condenou. Mas não a morte, pois
sabiam que se o condenassem à morte, milhares de jovens iriam se revoltar.
Condenaram-no a se exilar para sempre, ou a lhe ser cortada a língua,
impossibilitando-o assim de ensinar aos demais. Caso se negasse, ele seria
morto.
Após receber
sua sentença, Sócrates proferiu: - Vocês me deixam a escolha entre duas
coisas: uma que eu sei ser horrível, que é viver sem poder passar meus
conhecimentos a diante. A outra, que eu não conheço, que é a morte ... escolho
pois o desconhecido!
Morte;
"“Mas
eis a hora de partir: eu para morte, vós para a vida. Quem de nós segue o
melhor rumo ninguém o sabe, exceto os deuses”.
Sócrates
Questões:
1-Por
que Sócrates é considerado pai da filosofia?
2-O
que é maiêutica socrática.Explique o método ?
3-Assinar
com um x a ( s ) alternativa(s) corretas.
Quem foi Sócrates? qual sua opinião
sobre os sofistas? quais suas idéias fundamentais?
A- (
) Sócrates ensinou que o sistema filosófico é o valor do conhecimento humano.
antes de Sócrates questionava-se a natureza, depois de Sócrates, questiona-se o
homem. o valor do conhecimento humano.
B- ( )“conheça-te a ti mesmo”, frase escrita no portal do templo de apolo; cuja
frase era a recomendação básica feita por Sócrates a seus discípulos.
C- ( ) Sócrates percebeu que a sabedoria começa pelo reconhecimento da própria
ignorância: “só sei que nada sei”; é, para Sócrates, o princípio da sabedoria.
D- ( ) o estilo de vida de Sócrates assemelhava-se ao dos sofistas, embora não
vendesse seus ensinamentos.
E- ( ) com habilidade de raciocínio, procurava evidenciar as contradições afirmadas,
os novos problemas que surgiam a cada resposta. seu objetivo inicial era
demolir, nos discípulos, o orgulho, a ignorância e a presunção do saber.
F-
( ) usava dois métodos: ironia e maiêutica.
4- O seu pensamento desenvolveu-se de 3 grandes idéias;
a) ( ) a crítica
aossofistas;
b) ( ) a arte de perguntar;
c) ( ) a consciência do
Homem.
5- O método socrático consiste
em uma técnica de investigação filosófica, que faz uso de perguntas
simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as
contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas
em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais
valores, aprendendo a pensar por si mesmo.Coloque um exemplo cotidiano.
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