domingo, 10 de fevereiro de 2013

Aula 3 - Período pré-socrático ou cosmológico


Período pré-socrático ou cosmológico, do final do sec. VII ao final do século V antes de Cristo.

Os filósofos pré-socráticos foram de extrema importância para o desenvolvimento do pensamento ao longo dos anos.

Foi o primeiro passo da evolução da filosofia grega. Os pré-socráticos,preocuparam-se com os problemas cosmológicos, como a origem do universo e da natureza e o destino destes.
Serviram de base para o próximo período da filosofia grega (período socrático).
Os pré-socráticos misturavam conceitos metafísicos com místico-religiosos, diferentemente dos socráticos que buscavam respostas para os problemas metafísico.

É o nascimento da Filosofia, momento em que se investiga o mundo e as transformações da natureza. A filosofia pré-socrática se diferencia das explicações mitológicas, pois busca explicar os fenômenos naturais com elementos na própria natureza, podendo assim ser facilmente explicada e facilmente aprendida, pois todas as explicações poderiam ser entendidas, pois qualquer um podia contemplá-las observando a natureza. Os pré-socráticos derrubaram os mitos fantasiosos e os permutaram por explicações plausíveis e prováveis.

É denominado período Cosmológico, pois buscava uma visão ordenada do mundo, a explicação racional e sistemática sobre origem, ordem e transformação da natureza e seres humanos. Investigava o princípio universal, imutável e eterno que gerou todas as coisas e seres: de onde tudo vem e para onde tudo retorna.
Esses filósofos acreditavam que todos os seres e coisas estão em movimento e transformação permanente: dia–noite, claro-escuro, quente-frio, seco-úmido, novo-velho, pequeno-grande. E perguntavam: 

Por que tudo muda?
Por que se nasce e morre?
Por que tudo se multiplica? 
Por que o dia vira noite? 
O que é a água, o fogo? Como surgiu? De que é feito?

Escola Jônica

A Escola Jônica, assim chamada por ter florescido nas colônias jônicas da Ásia Menor, compreende os jônios antigos e os jônios posteriores ou juniores. A escola jônica, é também a primeira do período naturalista, preocupando-se os seus expoentes com achar a substância única, a causa, o princípio do mundo natural vário, múltiplo e mutável. Essa escola floresceu precisamente em Mileto, colônia grega do litoral da Ásia Menor, durante todo o VI século, até a destruição da cidade pelos persas no ano de 494 a.C., prolongando-se porém ainda pelo V século. Os jônicos julgaram encontrar a substância última das coisas em uma matéria única; e pensaram que nessa matéria fosse imanente uma força ativa, de cuja ação derivariam precisamente a variedade, a multiplicidade, a sucessão dos fenômenos na matéria una. Daí ser chamada esta doutrina hilozoísmo (matéria animada). Os jônios antigos consideram o Universo do ponto de vista estático, procurando determinar o elemento primordial, a matéria primitiva de que são compostos todos os seres. Os mais conhecidos são: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto. Os jônios posteriores distinguem-se dos antigos não só por virem cronologicamente depois, senão principalmente por imprimirem outra orientação aos estudos cosmológicos, encarando o Universo no seu aspecto dinâmico, e procurando resolver o problema do movimento e da transformação dos corpos. Os mais conhecidos são: Heráclito de Éfeso, Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômenas.


Assinalar com um X a alternativa correta.

A-  (   ) O período pré-socrático é um período naturalista em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza;
B-    (    ) O período pré-socrático tem um  interesse filosófico  voltado para os problemas morais e metafísico;
C-   (    ) Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos.