1-Período mitológico
Antes do surgimento da Filosofia, toda a realidade
era explicada através dos mitos. Mito é a narrativa da origem das coisas a
partir de lutas e alianças entre forças sobrenaturais que governam o mundo e o
destino dos homens.
Os filósofos foram
reformulando e racionalizando as narrativas míticas e transformando as
explicações do mundo em algo novo.Não houve uma ruptura brusca nessa passagem
do saber mítico ao pensamento racional.
Em
relação aos conhecimentos, os gregos transformaram em ciência o que era prática
para uso na vida: as curas viraram a medicina. Criaram a organização social e
política que conhecemos hoje, ou seja, as sociedades até então desconheciam a
separação entre poder publico, privado e religioso. Foram os gregos que fizeram
essa separação através da organização de leis e instituições como forma de
poder e governo. Criaram a ideia de justiça e lei, características da
organização política atual. Criaram a ideia de que o pensamento segue regras,
normas e leis universais, ou seja, que o pensamento pode ser racional.
O nascimento da filosofia pode ser entendido como o surgimento de uma nova ordem do
pensamento, complementar ao mito, que era a forma de pensar dos gregos. Uma
visão de mundo que se formou de um conjunto de narrativas contadas de geração a
geração por século se que transmitiam aos jovens a experiência dos anciãos.
Como narrativas, os mitos falavam de deuses e heróis de outros tempos e,dessa
forma, misturavam a sabedoria e os procedimentos práticos do trabalho e da vida
com a religião e as crenças mais antigas.Nesse contexto, os mitos eram um modo
de pensamento essencial à vida da comunidade, ao universo pleno de riquezas e
complexidades que constituía a sua experiência. Enquanto narrativa oral, o mito
era um modo de entender o mundo que foi sendo construído a cada nova narração.
As crenças que eles transmitiam ajudavam a comunidade a criar uma base de
compreensão da realidade e um solo firme de certezas. Os mitos apresentavam uma
religião politeísta, sem doutrina revelada, sem teoria escrita, isto é, um
sistema religioso, sem corpo sacerdotal e sem livro sagrado, apenas concentrada
na tradição oral, é isso que se entende por teogonia.
Vale salientar que essas narrativas foram
sistematizadas no século IX por Homero e por Hesíodo no século VII a.C.Ao aliar
crenças, religião, trabalho, poesia, os mitos traduziam o modo que o grego
encontrava para expressar sua integração ao cosmos e à vida coletiva.
Os gregos a partir dos éculo V a.C. viveram uma experiência social que modificou
a cotidianidade grega: a vivência do espaço público e da cidadania. A cidade
constituía-se da união de seus membros para os quais tudo era comum. O
sentimento que ligava os cidadãos entre si era a amizade, a filia
,resultado de uma vida compartilhada.
A
Vida Cotidiana na Sociedade Grega;
Quando dizemos que
a filosofia nasceu na Grécia, pontuamos que a Grécia do século Va.C. não
possuía um Estado unificado, mas era formada por Cidades-Estados independentes,
as chamadas polis, que foram o berço da política, da democracia e das ciências
no ocidente.
Os gregos eram um povo comerciante, propensos a
navegação e ao contato com outras civilizações. A filosofia nascera das
adaptações que os pensadores gregos regimentaram aos conhecimentos adquiridos
por meio dessas influências, e da superação do pensamento mitológico buscando
racionalmente aliar essa nova ordem de pensamento propriamente grega, a vida na
polis..
Mas afinal, o que é a polis ? Como se
constituía?
O termo Cidade-Estado designa regiões controladas
exclusivamente por uma cidade.
Cidades-Estados eram comuns na Antigüidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Atenas e Esparta.é uma cidade independente, elas eram auto suficiente, cidades que se situavam longe uma das outras e por isso tinham que se desenvolver sozinhas.
Cidades-Estados eram comuns na Antigüidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Atenas e Esparta.é uma cidade independente, elas eram auto suficiente, cidades que se situavam longe uma das outras e por isso tinham que se desenvolver sozinhas.
O Mito e a
Origem de Todas as Coisas.
A multiplicidade de
idéias e vertentes que formam o mito pode aparecer, muitas vezes, como
desordem. Entre mito e filosofia têm-se duas ordens ou duas concepções de mundo
e a passagem da primeira à segunda expressa uma mudança estrutural da
sociedade. As narrativas míticas tentavam responder as questões fundamentais,
como: a origem de todas as coisas, a condição do homem e suas relações com a
natureza, com o outro e com o mundo,enfim, a vida e a morte, questões que a filosofia
desenvolveu no decorrer de sua história. Mas aqui podemos formular outra
questão: a filosofia nasceu da superação dos mitos, mas foi uma superação
gradual ou um rompimento súbito? Para tanto, temos que primeiramente
identificar algumas diferenças básicas entre os mitos e a filosofia.
O Mito (Mythos)é narrado pelo poeta-rapsodo, que escolhido
pelos deuses transmitia o testemunho incontestável sobre a origem de todas as
coisas, oriundas da relação sexual entre os deuses, gerando assim, tudo que existe
e que existiu. Os mitos também narram o duelo entre as forças divinas que
interferiam diretamente na vida dos homens, em suas guerras e no seu dia-a-dia,
bem como explicava a origem dos castigos e dos males do mundo. Ou seja, a
narrativa mítica é uma genealogia da origem das coisas a partir de lutas e
alianças entre as forças que regem o universo.
A filosofia, trata de problematizar
o porquê das coisas de maneira universal, em outras
palavras a filosofia surge quando
a explicação da realidade universal dada pelos mitos já não satisfaz a alguns
pensadores gregos. Estes começam a fazer perguntas e buscar respostas,
mostrando que o mundo e os seres humanos podem ser conhecidos pela razão
humana.
A verdade do mundo e dos homens passa a não ser algo secreto e misterioso, ao contrário, torna-se algo que podia ser conhecido por todos através do pensamento, da sabedoria, do uso metódico da razão.
A verdade do mundo e dos homens passa a não ser algo secreto e misterioso, ao contrário, torna-se algo que podia ser conhecido por todos através do pensamento, da sabedoria, do uso metódico da razão.
As condições históricas que
possibilitaram o surgimento da Filosofia na Grécia.
1. As viagens marítimas levaram à desmistificação do mundo, revelaram que não existiam deuses, monstros, titãs. O homem começou a conhecer concretamente o mundo e não havia os personagens dos mitos nos lugares esperados.
2. Invenção do calendário: o tempo deixou de ser incompreensível e divino, passou a ter dias, anos, estações.
3. Invenção da moeda permitiu uma forma abstrata de troca. A troca não se realiza através de uma coisa concreta. Surge uma forma abstrata e genérica de troca.
4. Surgimento da vida urbana: predomínio do comércio e artesanato. Surge uma classe comerciante que, para se contrapor a aristocracia da época, vai apoiar as artes, as técnicas, o conhecimento e assim a Filosofia.
5. Invenção da escrita alfabética revela o crescimento da capacidade de abstração, juntamente com o calendário e a moeda. O alfabeto é racional e pode ser usado por todos.
6. Invenção da política: surge a lei como expressão da vontade coletiva humana e o direito de cada um se expressar racionalmente, surge a cidade (polis) como novo espaço público e surge a política, que valoriza o ser o humano e o pensamento. Antes o discurso era mítico, sagrado, misterioso, agora pelo o discurso é público, ensinado, transmitido, discutido.
Questões;
1 - Qual a
importância do mito para uma sociedade?
2-Construa duas
colunas formulando uma explicação mítica à esquerda e outra racional à direita
sobre um determinado fenômeno natural.
3-Assinar a alternativa correta : A origem da
Filosofia.
Alguns pensadores gregos, admirados com a realidade
e insatisfeitos com as explicações dadas pela tradição e mitos, começaram a
fazer perguntas e a buscar respostas. Esses pensadores perceberam que a verdade
do mundo e do homem não era algo misterioso e secreto, que precisasse ser
explicada apenas pelos deuses e mitos. Os pensadores acreditaram que o
mundo podia ser conhecido por meio.
A - do pensamento e da razão e que a verdade
podia ser ensinada e aprendida.
B-do pensamento e da sensibilidade e que a verdade
podia ser ensinada através do questionamento.
C-do pensamento critico e da verdade ensinada e aprendida.
C-do pensamento critico e da verdade ensinada e aprendida.
Alternativa
correta; ( ) A
(
) B
( ) C
4- O que é uma religião politeísta?
Exemplifique.
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