quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Aula 2 - O Nascimento da Filosofia.





1-Período mitológico

 Antes do surgimento da Filosofia, toda a realidade era explicada através dos mitos. Mito é a narrativa da origem das coisas a partir de lutas e alianças entre forças sobrenaturais que governam o mundo e o destino dos homens.

Os filósofos foram reformulando e racionalizando as narrativas míticas e transformando as explicações do mundo em algo novo.Não houve uma ruptura brusca nessa passagem do saber mítico ao pensamento racional.

Em relação aos conhecimentos, os gregos transformaram em ciência o que era prática para uso na vida: as curas viraram a medicina. Criaram a organização social e política que conhecemos hoje, ou seja, as sociedades até então desconheciam a separação entre poder publico, privado e religioso. Foram os gregos que fizeram essa separação através da organização de leis e instituições como forma de poder e governo. Criaram a ideia de justiça e lei, características da organização política atual. Criaram a ideia de que o pensamento segue regras, normas e leis universais, ou seja, que o pensamento pode ser racional.
 O nascimento da filosofia pode ser entendido como o surgimento de uma nova ordem do pensamento, complementar ao mito, que era a forma de pensar dos gregos. Uma visão de mundo que se formou de um conjunto de narrativas contadas de geração a geração por século se que transmitiam aos jovens a experiência dos anciãos. Como narrativas, os mitos falavam de deuses e heróis de outros tempos e,dessa forma, misturavam a sabedoria e os procedimentos práticos do trabalho e da vida com a religião e as crenças mais antigas.Nesse contexto, os mitos eram um modo de pensamento essencial à vida da comunidade, ao universo pleno de riquezas e complexidades que constituía a sua experiência. Enquanto narrativa oral, o mito era um modo de entender o mundo que foi sendo construído a cada nova narração. As crenças que eles transmitiam ajudavam a comunidade a criar uma base de compreensão da realidade e um solo firme de certezas. Os mitos apresentavam uma religião politeísta, sem doutrina revelada, sem teoria escrita, isto é, um sistema religioso, sem corpo sacerdotal e sem livro sagrado, apenas concentrada na tradição oral, é isso que se entende por teogonia.
 Vale salientar que essas narrativas foram sistematizadas no século IX por Homero e por Hesíodo no século VII a.C.Ao aliar crenças, religião, trabalho, poesia, os mitos traduziam o modo que o grego encontrava para expressar sua integração ao cosmos e à vida coletiva. Os gregos a partir dos éculo V a.C. viveram uma experiência social que modificou a cotidianidade grega: a vivência do espaço público e da cidadania. A cidade constituía-se da união de seus membros para os quais tudo era comum. O sentimento que ligava os cidadãos entre si era a amizade, a  filia ,resultado de uma vida compartilhada.

A Vida Cotidiana na Sociedade Grega;

Quando dizemos que a filosofia nasceu na Grécia, pontuamos que a Grécia do século Va.C. não possuía um Estado unificado, mas era formada por Cidades-Estados independentes, as chamadas polis, que foram o berço da política, da democracia e das ciências no ocidente.

Os gregos eram um povo comerciante, propensos a navegação e ao contato com outras civilizações. A filosofia nascera das adaptações que os pensadores gregos regimentaram aos conhecimentos adquiridos por meio dessas influências, e da superação do pensamento mitológico buscando racionalmente aliar essa nova ordem de pensamento propriamente grega, a vida na  polis..

Mas afinal, o que é a  polis ? Como se constituía?

O termo Cidade-Estado designa regiões controladas exclusivamente por uma cidade. 
Cidades-Estados eram comuns na Antigüidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Atenas e Esparta.é uma cidade independente, elas eram auto suficiente, cidades que se situavam longe uma das outras e por isso tinham que se desenvolver sozinhas.


O Mito e a Origem de Todas as Coisas.

A multiplicidade de idéias e vertentes que formam o mito pode aparecer, muitas vezes, como desordem. Entre mito e filosofia têm-se duas ordens ou duas concepções de mundo e a passagem da primeira à segunda expressa uma mudança estrutural da sociedade. As narrativas míticas tentavam responder as questões fundamentais, como: a origem de todas as coisas, a condição do homem e suas relações com a natureza, com o outro e com o mundo,enfim, a vida e a morte, questões que a filosofia desenvolveu no decorrer de sua história. Mas aqui podemos formular outra questão: a filosofia nasceu da superação dos mitos, mas foi uma superação gradual ou um rompimento súbito? Para tanto, temos que primeiramente identificar algumas diferenças básicas entre os mitos e a filosofia.    O Mito (Mythos)é narrado pelo poeta-rapsodo, que escolhido pelos deuses transmitia o testemunho incontestável sobre a origem de todas as coisas, oriundas da relação sexual entre os deuses, gerando assim, tudo que existe e que existiu. Os mitos também narram o duelo entre as forças divinas que interferiam diretamente na vida dos homens, em suas guerras e no seu dia-a-dia, bem como explicava a origem dos castigos e dos males do mundo. Ou seja, a narrativa mítica é uma genealogia da origem das coisas a partir de lutas e alianças entre as forças que regem o universo.

A filosofia,  trata de problematizar o porquê das coisas de maneira universal, em outras palavras a  filosofia surge quando a explicação da realidade universal dada pelos mitos já não satisfaz a alguns pensadores gregos. Estes começam a fazer perguntas e buscar respostas, mostrando que o mundo e os seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana.
A verdade do mundo e dos homens passa a não ser algo secreto e misterioso, ao contrário, torna-se algo que podia ser conhecido por todos através do pensamento, da sabedoria, do uso metódico da razão.

As condições históricas que possibilitaram o surgimento da Filosofia na Grécia.

1. As viagens marítimas levaram à desmistificação do mundo, revelaram que não existiam deuses, monstros, titãs. O homem começou a conhecer concretamente o mundo e não havia os personagens dos mitos nos lugares esperados.

2. Invenção do calendário: o tempo deixou de ser incompreensível e divino, passou a ter dias, anos, estações.

3. Invenção da moeda permitiu uma forma abstrata de troca. A troca não se realiza através de uma coisa concreta. Surge uma forma abstrata e genérica de troca.

4. Surgimento da vida urbana: predomínio do comércio e artesanato. Surge uma classe comerciante que, para se contrapor a aristocracia da época, vai apoiar as artes, as técnicas, o conhecimento e assim a Filosofia.

5. Invenção da escrita alfabética revela o crescimento da capacidade de abstração, juntamente com o calendário e a moeda. O alfabeto é racional e pode ser usado por todos.

6. Invenção da política: surge a lei como expressão da vontade coletiva humana e o direito de cada um se expressar racionalmente, surge a cidade (polis) como novo espaço público e surge a política, que valoriza o ser o humano e o pensamento. Antes o discurso era mítico, sagrado, misterioso, agora pelo o discurso é público, ensinado, transmitido, discutido.
 

Questões;

1 - Qual a importância do mito para uma sociedade?

2-Construa duas colunas formulando uma explicação mítica à esquerda e outra racional à direita sobre um determinado fenômeno natural.

3-Assinar a alternativa correta : A  origem da Filosofia.

Alguns pensadores gregos, admirados com a realidade e insatisfeitos com as explicações dadas pela tradição e mitos, começaram a fazer perguntas e a buscar respostas. Esses pensadores perceberam que a verdade do mundo e do homem não era algo misterioso e secreto, que precisasse ser explicada apenas pelos deuses e mitos. Os pensadores acreditaram que o mundo podia ser conhecido por meio.

A -  do pensamento e da razão e que a verdade podia ser ensinada e aprendida.
B-do pensamento e da sensibilidade e que a verdade podia ser ensinada através do questionamento.
 C-do pensamento critico e da verdade ensinada e aprendida.

Alternativa correta;  (    ) A                                 (    ) B                                     (    ) C      

4- O que é uma religião  politeísta? Exemplifique.



Nenhum comentário: